sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Fernando Pessoa: Poesia Inédita. «Na nuvem vem o que escurece o grande campo sob o céu. Memórias? Tudo é o que esquece»

Cortesia de lendosempre

 Mais triste do que o que acontece
Mais triste do que o que acontece
É o que nunca aconteceu.
Meu coração, quem o entristece?
Quem o faz meu?
Na nuvem vem o que escurece
O grande campo sob o céu.
Memórias? Tudo é o que esquece.
A vida é quanto se perdeu.
E há gente que não enlouquece!
Ai do que em mim me chamo eu!
Fernando Pessoa, in Poesia Inédita

Maravilha-te, memória!
MARAVILHA-TE, memória!
Lembras o que nunca foi,
E a perda daquela história
Mais que uma perda me dói.
Meus contos de fadas meus -
Rasgaram-lhe a última folha...
Meus cansaços são ateus
Dos deuses da minha escolha...

Mas tu, memória, condizes
Com o que nunca existiu...
Torna-me aos dias felizes
E deixa chorar quem riu.
Fernando Pessoa, in Poesia Inédita

 Cortesia do capucho
Cortesia de mdaedalus/JDACT